Falar em público é uma das atribuições mais importantes de todo profissional, portanto saiba o que exatamente você quer falar, comunicar-se é essencial para quem quer ter uma carreira profissional de sucesso.
Uma pesquisa feita pelo jornal inglês Sunday Times, com cerca de 3.000 americanos, resultou dados surpreendentes.
A pergunta foi, Qual o seu pior medo ? vejam as respostas.
41% disseram que era falar em público,
32% têm mais medo de altura,
22% de insetos,
22%, de ter problemas financeiros
19%, da morte19%, de doença
Passos importantes antes de fazer sua apresentação:
-Reuna os colegas de trabalho ou pessoas próximas e treine várias vezes;
-Tenha sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação;
-Evite conversar com pessoas que o aborreçam;
-Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco;
-Quando chegar, não tenha pressa para começar. Respire o mais tranqüilo que puder, acerte devagar a altura do microfone, olhe para todos os lados da platéia e comece a falar mais lentamente e com volume de voz mais baixo;
-No início, quando o desconforto de ficar na frente do público é maior, se houver uma mesa diretora, cumprimente cada um dos componentes com calma. Desta forma, ganhará tempo para superar os momentos iniciais tão difíceis;
-Se der o branco, não se desespere. Repita a última frase para tentar lembrar a seqüência. Se este recurso falhar, diga aos ouvintes que mais a frente voltará ao assunt;
-Todas essas recomendações ajudam no momento de falar, mas nada substitui uma consistente preparação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário