segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

[R]evolução Energética




Relatório do Greenpeace

No dia em que o IPCC divulgava em Paris, na França, dados que reforçam a preocupação geral em relação ao aquecimento global e os efeitos das mudanças climáticas em todo o mundo, o Greenpeace apresentou o relatório [R]evolução Energética – Brasil, um guia prático que mostra a viabilidade de uma matriz energética limpa baseada em fontes renováveis.

A conclusão foi de que o país pode crescer até 2050 impulsionado por fontes renováveis de energia e eliminar as fontes sujas – petróleo, carvão e energia nuclear. Para isso, é preciso ter uma estruturação do setor em torno da conservação de energia e políticas públicas de apoio a energias renováveis.

Os dados do relatório integram o capítulo brasileiro de um estudo global encomendado pelo Greenpeace e pela Comissão Européia de Energia Renovável (Erec) ao Centro Aeroespacial da Alemanha (DLR), um dos mais conceituados institutos de pesquisa na área de cenários energéticos.

No Brasil, a parceria foi com o Grupo de Engenharia de Energia e Automação de Elétricas da Escola Politécnica da USP (Gepea) para projetar os cenários de geração de eletricidade no Brasil. Por meio de um software, o relatório [R]evolução Energética apresenta cenários futuros para a geração e distribuição de eletricidade no país até 2050, com base em avaliações de aumento populacional, crescimento do PIB e fontes e tecnologias de energia disponíveis.

* Adaptação de texto originalmente publicado no site do Greenpeace, em www.greenpeace.org.br/energia/?conteudo_id=3099&sub_campanha=0

Nenhum comentário: