domingo, 11 de novembro de 2007

Otimizando o seu DIA!


De uma hora para outra, quando a gente ver o dia passou, e a semana também, e você pergunta o que você fez nesse tempo? E como o dia se foi tão rápido sem você ter feito nada, ou quase nada? Isso é muito comum, mas nem todo dia tem que ser assim, concorda? Aprenda a fazer mais do seu dia, e aproveitá-lo ao máximo, aplicando algumas dicas simples. Mas não as siga como um "regra de bolo". Use as dicas que se encaixam a você.

1) Objetive seu dia: Esta é a regra mais importante. Comece o dia listando as 3 tarefas mais importantes para fazer, e dê todas suas forças para conseguir realizá-las.

2) Comece bem: Estabeleça uma rotina que faça você começar bem o dia. Essa rotina varia para cada pessoa, o importante é fazer a sua, e que ela sirva como motivação e incentivo. Use a criatividade à seu favor, e crie um amanhecer especial para você, seja alterando sua alimentação, meditando ou contemplando o nascer do sol.

3) Foco no objetivo: Durante o seu despertar, foque no seu objetivo principal. Não somente no foco do dia, mas no seu objetivo a longo ou médio prazo. Ter muitos objetivos é bastante comum, porém é aií que mora o erro, pois acaba espalhando a atenção e o foco de suas atividades. Garanta o sucesso de realizar seu objetivo focando todo dia no seu objetivo principal.

4) Marque uma reunião com você mesmo: Quando marcamos um compromisso, deixamos tudo de lado nessa hora para nos dedicarmos à ele. Essa hora não pode ser interrompida com outras pequenas "coisinhas". Então, faça isso com você mesmo. Bloqueie um tempo para você, onde não poderá ser interrompido. Geralmente o melhor horário é no início da manhã, quando o dia está começando e ainda não virou aquela correria sem pé nem cabeça.

5) Descubra qual o seu horário "ouro": Geralmente esse horário premium acontece pela manhã, pois é o período que estamos mais descansados e com mais energia para criar e desenvolver as atividades principais. Com o passar do dia, o cansaço vai crescendo e influenciando no seu rendimento. Por exemplo, durante a manhã, eu consigo produzir muito mais do que consigo durante todo o resto do dia. 6) Foque no que é importante: Não pare seu trabalho para de repente realizar uma pequena tarefa que surgiu. Faça o teste: tente deixar a pequena tarefa para depois da atividade mais importante, e depois tente realizar a tarefa principal com pequenas interrupções e meça seu desempenho nas duas situações. O "X" da questão está no tempo que você leva para abandonar suas idéias de um trabalho, formar as idéias para a tarefa repentina, e depois retomar a linha de raciocínio da atividade mais importante. A não ser que a pequena tarefa seja realmente urgente e inadiável. 7) Pensando em amanhã: Após terminar seu dia, processe toda a papelada da sua mesa, limpe-a e deixe tudo preparado para o o seu dia de amanhã. Se possível, programe o seu dia de amanhã com uma rápida lista do que tem que fazer, respeitando as prioridades. 8) Revise seu dia: Invista alguns minutos no fim do seu dia verificando o que você fez hoje, o que deu errado, como você pode melhorar e o que você fará para isso. Tente medir seu progresso quanto ao seu objetivo principal a longo prazo. O seu dia de hoje não precisa ser perfeito, só precisa ser melhor que o dia de ontem, e assim por diante. Se tentar realizar essas dicas em seu dia, pode ter certeza que seu rendimento profissional aumentará significativamente, seu stress reduzirá proporcionalmente, sobrará mais tempo para mais saúde e mais família, e sua vida começará a ser mais "trabalhar para viver", ao invés de "viver para trabalhar".

Via Freelance Switch

Nenhum comentário: